top of page

Você tem certeza que está pagando o boleto certo? Não caia em uma furada

Atualizado: 5 de mar. de 2023


As facilidades do mundo virtual tem trazido algumas dores de cabeça para alguns consumidores de boa-fé.

Praticamente todas as semanas vemos notícias de vazamento de dados e isso raramente nos faz pensar sobre o que fazemos com os nossos. Pergunta rápida, você sempre, eu digo sempre, tem cuidado onde digita o seu número de CPF por exemplo? Telefone celular? É difícil, eu sei, ainda mais quando tem um desconto associado à entrega desse tipo de informação. E o que isso tem a ver com boleto certo ou não?

Isso é algo bem simples de responder. Seguindo a mesma lógica da pergunta que te fiz agora pouco, todas as vezes que realiza um pagamento, principalmente por aplicativo do banco, você confere todos os dados antes de confirmar o pagamento? O valor, o banco que forneceu o boleto, a empresa que deve receber o pagamento, a data de vencimento, essas coisas?

Neste momento pode surgir o questionamento - Mas por qual motivo eu faria toda essa verificação se eu já olhei o boleto e todas as informações que estão lá estão corretas? E eu digo, justamente por isso! Quem vai dar um golpe não vai fazer de forma tão descarada, não é mesmo?

Um boleto falso contém todos os dados corretos, porém quando é feita a leitura do código de barras, aparece para quem de fato vai o dinheiro. Por isso a importância da conferência antes de digitar a senha do banco.

Certo doutora, entendi que tenho que checar todos os itens do pagamento antes da liberação, mas qual a relação com os meus dados que a senhora mencionou lá no início do texto? Excelente pergunta! Pois bem, apesar dos vazamentos de dados que ocorrem nas instituições financeiras, temos que fazer a nossa parte também.

Retomando a facilidade da internet, com um número de CPF ou de celular hoje em dia, não é difícil de se achar outros fatos sobre a sua pessoa. Criminosos vão juntando informações e conseguem descobrir onde você tem conta, se tem empréstimo, financiamento, se recebe algum benefício do INSS.

Por isso o cuidado redobrado na hora de pagar as suas contas e para quem é fornecido os seus dados, que parecem tão banais, mas que na verdade são os mais importantes.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page