top of page

Você sabe o que é reserva de margem consignável - RMC?

Atualizado: 30 de nov. de 2021

É bem provável que você já tenha ouvido falar em empréstimo, consignado e margem para consignado. Mas e reserva de margem?


Vamos fazer uma pequena recapitulação. Empréstimo consignado é uma modalidade de contrato bancário oferecida para aposentados, pensionistas e servidores públicos. O pagamento das parcelas do empréstimo é feito diretamente no contracheque e essa certeza de pagamento garante taxas menores de juros.


No intuito de proteger o orçamento familiar, a lei determinou que apenas 30% (35% em contratos fechados até o dia 31/12/21, por causa da pandemia) do salário/aposentadoria líquido possa ser utilizado para pagamento de empréstimos. Salário líquido é o valor que sobre depois dos descontos obrigatórios como imposto de renda e contribuição ao INSS.


Porém além deste percentual existe um outro, de 5%, que pode ser utilizado para a contratação de um cartão consignado. Esse cartão funciona igual a um cartão de crédito. Você pode utilizar para fazer compras em mercados e lojas e recebe todos os meses a fatura para pagamento.


O detalhe a ser observado sobre o uso desse cartão é se você o contratou ou não. Infelizmente temos visto cada vez mais pessoas que passam muito tempo sem perceber o desconto automático referente ao cartão porque normalmente o banco só cobra o valor mínimo da fatura.


Existem casos onde financeiras fecham um contrato de empréstimo consignado e acaba “empurrando” o cartão para aumentar os seus lucros. Por isso sempre orientamos a antes de assinar um contrato leia bem, procure saber todos os detalhes relativos ao empréstimo e acompanhe a movimentação da sua conta bancária.


Em caso de dúvida sobre os valores que estão sendo descontados diretamente no seu contracheque, você pode solicitar ao órgão em que você trabalha ou, se for aposentado, acessar o site/aplicativo meu INSS. Lá é possível encontrar todos os empréstimos vinculados ao seu CPF, data de inclusão, valor de parcela, número de parcelas e quando está previsto para terminar.





29 visualizações0 comentário
bottom of page