top of page

O banco renovou o meu empréstimo automaticamente, e agora?

Atualizado: 5 de mar. de 2023

Solicitar um empréstimo não é uma situação fácil. A maioria das pessoas pedem dinheiro emprestado por estar em uma situação financeira difícil e precisa de uma fonte extra de renda.


Teoricamente, quando é feito esse tipo de contrato bancário o consumidor tem ciência de quanto vai receber, quanto vai pagar de parcela e quanto tempo vai levar para pagar a dívida. É feita uma organização no planejamento financeiro para acomodar aquela conta.


Agora imagine olhar o seu extrato bancário e ver que aquele empréstimo foi renovado sem você ter concordado. O que antes era 24 parcelas viraram 48! E você só ficou sabendo por mero acaso do destino!!


Se as novas condições de pagamento não estão de acordo com os seus interesses é importantíssimo que você entre em contato com o banco de maneira imediata. Quanto mais tempo se leva, mais o banco entende que está tudo certo com o contrato e o cliente está de acordo. Ainda mais se o pagamento de empréstimo é feito por débito automático. Vai existir uma diferença nos valores pagos, em tese sobrará dinheiro e sendo assim qual seria a justificativa para o consumidor não ter falado logo que algo estava errado??


Nessa hora você me pergunta, mas Louise eu não queria essa mudança, demorei para falar com o banco, ele não tem a obrigação de voltar às condições iniciais? A resposta não é a das melhores, se você não comprovar que solicitou a mudança ou que foi vítima de fraude, o banco não tem a obrigação de refinanciar o seu contrato.


Na hipótese de o banco afirmar que nada de errado foi feito resta ao cliente solicitar ajuda ao judiciário. Pode ser feito um pedido de volta aos valores e condições de pagamento originários e pedido de indenização.


Por isso sempre reforçamos a necessidade de se ter cópia do contrato e de qualquer documento associado ao empréstimo. Caso a instituição financeira não tenha entregue ou enviado por email, o cliente tem direito à sua via. Vão ser esses documentos que comprovarão a sua defesa.







33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page