top of page

Nova margem de consignado 2022


O artigo de hoje é sobre a mais recente novidade no mundo do empréstimo consignado, o aumento da margem!

Para quem não sabe o empréstimo consignado é aquela modalidade onde o pagamento das parcelas é feito direto na folha de pagamento do salário, aposentadoria ou pensão. Por causa disso o valor dos juros é mais baixo, o banco tem uma garantia de que vai ser pago.

A lei de consignados determina que é possível a utilização do percentual de 30% do salário liquido para pagamento de empréstimos e 5% para o uso de cartão de crédito consignado. Durante o período de pandemia esse valor foi aumentado por 2 vezes e agora foi mudado novamente. A medida provisória 1.106, DE 17 DE MARÇO DE 2022 trouxe o aumento de 30 para 35% para os empréstimos. Para o cartão continuam os 5%

Como esse aumento foi dado através de medida provisória, esse benefício dura inicialmente por 60 dias, podendo ser renovado por mais 60. Caso a medida não seja transformada em lei o percentual volta a 30%

Qual a vantagem desse aumento?Um contrato feito dentro deste período permanece com as mesmas condições até ser finalizado. Ou seja, se voce faz um emprestimo com uma parcela de 100 reais, esse valor vai continuar até voce terminar de pagar ou refinanciar depois que o prazo da medida provisória terminar.

Outra novidade é a possibilidade da contratação de empréstimos por aquelas pessoas que recebem o benefício BPC/LOAS. Como esse benefício paga um salário minimo, não era permitida a realização de descontos para pagamento de empréstimos.

É importante destacar que ao mesmo tempo em que o aumento da margem vem em socorro de muitas famílias em necessidade, ele também é uma porta para a entrada ou permanência no status de endividamento.

Por isso pensem bem, analisem as suas finanças antes de pegar mais dinheiro emprestado.





25 visualizações0 comentário
bottom of page