top of page

Meu cartão foi trocado no caixa eletrônico. E agora?

Caixas eletrônicos foram criados para facilitar a vida do consumidor. Estão em supermercados, shoppings, postos de gasolina.. toda a facilidade de se conseguir tirar dinheiro, fazer pagamentos e transferências sem precisar esperar uma fila para ser atendido na boca do caixa.

Tal facilidade também é alvo de golpistas. Por isso o cuidado redobrado ao usar essas máquinas fora de um banco. É fácil pensar que existindo um problema com um caixa eletrônico o banco pode ser responsabilizado. Mas não é bem assim.


Golpistas estão em todos locais e infelizmente o caixa eletrônico é um deles. Uma consumidora foi a um supermercado e lá utilizou o caixa para sacar um dinheiro. Durante o uso, teria surgido uma mensagem no visor indicando algum problema com o cartão de crédito. Ao mesmo tempo que estranhava a mensagem, apareceu uma pessoa dizendo que era funcionário do local se oferecendo para ajudá-la.


O suposto funcionário pegou o cartão da senhora, fingiu que estava resolvendo o tal problema e devolveu o cartão. Só quando chegou em casa foi que a vítima percebeu que tinha recebido um cartão com o nome de outra pessoa.


A consumidora entrou em contato com o banco imediatamente informando o acontecido, mas não conseguiu impedir que os golpistas fizessem uma retirada da sua conta. Por conta disso ela foi até o judiciário para garantir a devolução do dinheiro e uma indenização pelos danos sofridos.


Ao final do processo o juiz entendeu que o banco não é responsável pelo o que acontece com um caixa eletrônico quando ele está fora das suas instalações comerciais. A máquina estar disponível em outros estabelecimentos é uma conveniência para o consumidor.


Por isso, todo cuidado e atenção redobrada quando se trata de aceitar ajuda de estranhos, por mais simpáticos e solícitos que possam parecer. Não entregue nem seu cartão de crédito nem sua senha para pessoas que não sejam da sua total confiança.


É melhor enfrentar uma fila para ser atendido no seu banco, pelo seu gerente para resolver qualquer tipo de problema do que o trabalho que você pode ter para tentar solucionar a bagunça feita por meliantes.




3 visualizações0 comentário
bottom of page