top of page

Golpe do entregador

Mais um golpe na praça! A engenhosidade da criminalidade se reinventa a cada dia e nós consumidores devemos estar atentos sempre!

O tema deste artigo é sobre os entregadores, mais comum acontecendo entre os de comida, dos famosos aplicativos como o Ifood.

O golpe é relativamente simples, e os desavisados acabam demorando a perceber que caíram em um truque. E como ele acontece? O entregador chega no local com a maquineta, com um visor danificado, e diz que falta um valor para finalizar o pedido. Ele diz que digitou um valor baixo - 5, 10 reais - mas na verdade é uma quantia muito maior, que o consumidor não consegue ver porque o visor da máquina de cartão de crédito está quebrado.
Muitas das vezes só depois que a fatura do cartão chega é que a pessoa se dá conta do prejuízo. E aí vem o questionamento, quem pode ser responsabilizado por isto?
Em casos como esses, o judiciário tem entendido que as empresas que estão associadas aos entregadores devem ser consideradas também culpadas.

A lógica é:se você entrou na plataforma da empresa,e nesse caso vamos colocar o Ifood como exemplo, fez um pedido, colocou os seus dados (nome, cpf, endereço, dados de cartão de crédito) e alguém chegou na sua casa com o pedido que você fez é porque esta pessoa teve acesso aos seus dados.

Ou seja, a plataforma do Ifood não é segura o suficiente com os dados dos seus clientes. Sendo assim também responsável, já que não se pode alegar que os bandidos conseguiram as informações do consumidor em outro lugar. Afinal de contas um produto foi entregue, produto este solicitado especificamente no aplicativo do Ifood.

Por isso, mais uma vez ressaltamos a importância de verificar sempre onde você está passando o cartão, se está conferindo o valor no visor da máquina, se uma taxa extra a ser cobrada ela realmente existe… são cuidados simples, que não vão utilizar mais do que 15 segundos para verificar se está tudo certo. Como diz o velho ditado é melhor previnir do que remediar.




13 visualizações0 comentário
bottom of page