top of page

Fui enganada em um consórcio

Vamos tratar sobre o consórcio. Na verdade sobre promessa falsa em consórcio.

Para aqueles que não sabem como um consórcio funciona vamos explicar rapidamente.
O consórcio é uma forma, mais barata, de se adquirir uma carta de crédito para a compra de um imóvel ou um bem móvel, carro ou moto.
Várias pessoas são reunidas em grupos, onde pagam um valor, sem juros, até o final do prazo estipulado. Durante este período existem os sorteios mensais.

Nesses sorteios a pessoa pode ser contemplada seja de maneira totalmente aleatória ou por ter feito um lance, o lance é o pagamento de um valor maior do que o valor da parcela. O valor do lance é abatido do saldo devedor final.

Infelizmente muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço acabam induzindo o consumidor ao erro no momento da assinatura do contrato. Como falamos anteriormente, a carta de crédito só é dada, de maneira geral através de sorteio, ou se for pago um valor maior. Só que mesmo que você pague essa quantia a mais não é garantido que o seu lance seja contemplado.

Um consórcio pode ter grupos de 200, 300 pessoas e por isso existe uma limitação na quantidade de pessoas sorteadas e beneficiadas em razão do lance dado. Ou seja, não há qualquer garantia de que, se você pagar um valor de 5, 10mil de entrada a sua carta de crédito seja liberada em até 90 dias após a assinatura do contrato.

Existem vários casos onde o consumidor faz o pagamento do lance, fica aguardando ser premiado e no final das contas fica a ver navios e os boletos chegando todos os meses. Caso você tenha passado por uma situação semelhante a essa e tenha provas de que foi enganado - como conversas de aplicativos ou áudios gravados- é possível solicitar judicialmente a anulação do contrato de consórcio, a restituição dos valores já pagos e uma indenização por danos morais.

Por isso a nossa orientação é sempre pesquisar sobre o produto que se quer adquirir, saber como funciona, se os valores cobrados são os mesmos do mercado, porque geralmente o barato, sai caro.



8 visualizações0 comentário
bottom of page