top of page

Essa é para você universitário!





Muita gente acredita que faculdade/universidade pode fazer o que quiser e quando quiser. Aluno só senta e obedece.


Isso não é uma verdade. Assim como toda relação contratual, e isso vale para as universidades públicas, existem direitos e deveres para todos os envolvidos.


E por isso você, universitário, fique atento para não ser prejudicado.


Este artigo se baseia no caso de uma aluna que não conseguiu participar da colação de grau da sua turma por erro no sistema da faculdade. A informação que ela tinha era que faltavam notas e justificativas para faltas.


Ela entrou em contato com professores, coordenador de curso, pessoalmente, por email, formalizou a queixa através de ofícios e mesmo assim não conseguiu se formar no tempo certo.


Para quem desconhece, a colação de grau é o evento que permite a instituição de ensino emitir o certificado de conclusão do curso e posteriormente o diploma.


Esse certificado é um dos documentos exigidos na hora da contratação profissional. Ele é quem comprova a sua habilitação para atuar de maneira correta, dentro dos parâmetros da lei.


Por isso, caso você tenha cumprido com todas as exigências para concluir o curso e ainda assim a faculdade não permitir colação de grau no período correto é possível o ajuizamento de ação requisitando uma indenização pelos danos causados.



1 visualização0 comentário
bottom of page