top of page

5 Cuidados que todo consumidor deve tomar antes de fazer uma compra.

Atualizado: 5 de mar. de 2023

Agora no mês de março temos o dia mundial do consumidor. E como toda data temática, ainda mais em tempos de pandemia, temos a Semana do Consumidor. Uma semana cheia de aparentes promoções, descontos enormes, facilidades no pagamento. Será mesmo? Sabe aquele ditado “ quando o milagre é demais o santo desconfia” ?


Então para que as suas compras sejam seguras e não fontes de dores de cabeça trazemos algumas dicas para você.


1- Pesquise! Ai você pensa - Sério mesmo? Pesquisar de novo? Conselho mais batido esse - . Pois é minha gente, pesquisar. Pesquisar sempre! É esse mecanismo que vai te dar noção se os valores daqueles produtos são reais, se os descontos são descontos de verdade.


2- Verifique os valores de pagamento à vista e parcelado. Existem lojas que colocam grandes descontos para pagamento imediato, mas que não colocam essa informação de maneira clara e bem visível.


3- Comprou o produto na loja e quando chegou em casa percebeu que não era aquilo que você queria exatamente? Nesses casos, o lojista só é obrigado a trocar o produto que esteja com algum tipo de defeito. Troca em virtude de tamanho errado, por exemplo, é uma cortesia que o estabelecimento oferece.


4- Direito de arrependimento. Esse direito é muito comentado mas não se aplica a todos os casos. O código de defesa do consumidor é bem claro quando diz que esse direito só se aplica quando a compra é feita fora de uma loja física. Ou seja, pela internet ou telefone. Esse direito permite que o cliente desista da compra em até 7 dias depois do recebimento do produto.


5- Vai comprar pela internet? Pesquise a procedência do site. Uma breve pesquisa no google com o nome da página já te mostra se alguém já fez compras naquele site, se a qualidade do produto é boa, se entregam no prazo, se fazem troca.


É fácil essa vida de consumidor? Não! Mas é melhor prevenir do que ter tempo e dinheiro perdido tentando resolver os contratempos que poderiam ser evitados.








7 visualizações0 comentário
bottom of page