top of page

Você sabe o que é e como funciona um consórcio?


Para quem nunca ouviu falar, consórcio é uma forma de baratear o financiamento de um bem, podendo ele ser móvel ou imóvel.


Como esse tema tem vários detalhes, principalmente para quem nunca ouviu falar dele, vamos colocar aqui algumas palavras-chave para você não se perder na explicação.

Grupo de participantes(amigos) - Carta de crédito - Sem juros - Poupança - Sorteio - Lance


Assim que começamos nosso artigo foi dito que o consórcio é uma forma mais barata para comprar um bem. Mas o que o torna mais barato? Um grande grupo de pessoas querendo o mesmo tipo de bem. Essa reunião pode ser chamada de grupo de participantes ou de amigos, a depender da empresa.


Cada integrante do grupo paga mensalmente um valor que é depositado em uma conta e gera lucro para que ao final do consórcio exista dinheiro suficiente para que todos possam comprar o bem escolhido.


E como é feita essa compra? Ela é realizada através de uma carta de crédito. No consórcio você não escolhe um bem com todas as suas características para receber no final. Por exemplo: Você não chega na empresa e diz: Eu quero um Golf, ano 2020, com ar condicionado, travas elétricas e preto. Na verdade você diz que precisa de um crédito, uma carta de crédito no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) para comprar um veículo. É ela que é obtida ao final, ou no sorteio, do contrato. Ao receber a carta de crédito é possível ir a uma concessionária e realizar a compra em definitivo do carro.


Se você já ouviu falar de consórcio, capaz de quem te falou sobre isso ter feito a maior propaganda sobre uma das maiores vantagens dele, que é a cobrança sem juros. Bem, isso é uma verdade, mas não significa que as parcelas não serão reajustadas ao passar do tempo. A cobrança mensal sofrerá aumentos mensais de acordo com índice determinado no contrato.


Consórcio é uma boa ideia para quem não tem pressa em adquirir o bem. Pode até encarar como uma espécie de poupança. E aí você pode me perguntar, poupança Louise? Eu tô querendo comprar um carro, como isso é poupar? Pois bem, outra característica do consórcio é o sorteio. Digamos que você fez um contrato de 30 meses para conseguir um carro. Durante esse período, todos os meses serão sorteadas 1 ou 2 pessoas para receberem logo o carro.


Agora imagine que você está em um grupo de 200 participantes. Se dividirmos 200 por 30 vai dar pouco mais de 6. Ou seja, as chances de você ser contemplado antes do final do contrato são bem baixas. Mas essa probabilidade pode aumentar se forem feitos lances antes do sorteio. Lances são pagamentos extras, mas que são descontados da sua dívida final, feitos por quem deseja receber logo o crédito. A ideia é a mesma de um leilão.


Tem bastante diferença de um financiamento tradicional, não é mesmo? Por isso é importante sempre pesquisar todos os aspectos de um contrato antes de assinar. O velho ditado cai bem aqui onde é melhor prevenir do que remediar.



10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page