top of page

Não me perturbe!!

Quem nunca passou, pelo menos, uma época da vida recebendo ligações de telemarketing todo santo dia?! Não importa quantos números já foram bloqueados, sempre aparece um novo que você precisa atender para saber quem é exatamente.

O compartilhamento de dados, como telefone e email, entre empresas é uma ação que só pode acontecer depois que o consumidor concorda que isso seja feito. Mas essa obrigatoriedade não parece ser respeitada.


Quando menos se espera você está recebendo telefonemas de empresas que nunca teve contato diretamente, com ofertas de planos de celular, empréstimos, bolsa de estudos… todo tipo de proposta.


Por ter identificado uma conduta abusiva por partes da empresas de telemarketing, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) criou a plataforma - NÃO ME PERTURBE. Neste site é possível escolher de quais instituições você não quer mais receber qualquer tipo de contato.

É feito um rápido cadastro e depois é só escolher a instituição que quer bloquear. O pedido é enviado para a empresa, que tem até 30 dias para tirar o seu telefone da lista de contatos dela.


Caso o seu pedido não tenha sido atendido dentro do prazo e as ligações continuem interrompendo as suas atividades diárias é possível ir ao judiciário pedir que o juiz obrigue a empresa a excluir o seu número de uma vez por todas. Também é possível o pedido de indenização por todo o transtorno causado.


Esse tipo de comportamento empresarial é considerado prática abusiva e quanto mais consumidores denunciarem esse tipo de conduta, mais fácil fica para os órgãos de proteção ao consumidor, como o PROCON, aplicar sanções como multa, restrição de atividades e por último, até mesmo a suspensão total de serviços.




2 visualizações0 comentário
bottom of page