top of page

Golpe do empréstimo pelo whastapp


O nosso artigo de hoje é, infelizmente, sobre uma prática que tem acontecido muuuuito, mas muuuito mesmo, que é o golpe do empréstimo pelo whatsapp. Tem aparecido aqui no nosso escritório cerca de 3 pessoas por dia dizendo que foram vítimas desse golpe. Você pode até achar que é pouco, mas imagine... existe mais de 1 milhão de advogados no brasil, pense que 10% deles recebem esse tipo problema, são 100 mil advogados recebendo de 2 a 3 pessoas por dia. São 15 pessoas por semana, multiplicado por 3, dá um total de 1,5 milhão e meio de pessoas vítimas desse golpe. Esse número te convence de que tem muita gente passando por perrengue por causa disso?



Por isso vou te pedir para curtir e compartilhar esse artigo para que mais pessoas possam saber o que devem fazer se estiverem nessa situação e também o que fazer para não entrar nessa fria. Agora para as orientações práticas:


Vamos começar com as pessoas que acabaram de perceber que ou que caíram em um golpe ou que está estranhando a negociação para ter o seu dinheiro liberado:

1- Te pediram para pagar o seguro ou alguma outra taxa para poder liberar o dinheiro? É GOLPE!! Em uma empresa séria, tanto o seguro como qualquer outra taxa vai ser cobrada nas parcelas do empréstimo.


2- Mas aí você pagou 1, 2 até 3 valores para liberar o dinheiro e até agora nada. Peça o cancelamento e os valores que você pagou de volta. É quase certo que eles não vão te devolver sem problemas, mas é preciso que fique registrado o seu pedido.


3- Você quer cancelar o contrato porque percebeu que tem algo errado e te disseram que existe uma multa por quebra de contrato?? É GOLPE!!! E por 2 motivos, 1º qualquer contrato feito fora de uma loja física pode ser cancelado em até 7 dias após o fechamento do negócio. Se a negociação foi toda feita por whatsapp então você tem direito a esse benefício. 2º porque para existir quebra tem que ter sido cumprido ou descumprido algum item do contrato, como o contrato é de empréstimo ele só se concretiza quando você recebe o dinheiro da financeira. Se isso nunca chegou a acontecer então você não está quebrando contrato nenhum. Mas Louise eles disseram que iam me processar, bloquear minhas contas, meu benefício no INSS… É TUDO GOLPE. Tudo dito para te assustar e forçar você a dar mais dinheiro para eles. Tudo isso é mentira! Eles não tem poder para fazer isso.


4- Vá na delegacia fazer um boletim de ocorrência. É preciso que a polícia investigue as pessoas envolvidas para depois ir atrás dela para tentar conseguir o dinheiro. Mas aí você pode dizer, mas Louise eu tenho o nome da pessoa, telefone, até cpf, pq não posso ir na justiça logo e pedir o meu dinheiro de volta?


Infelizmente não funciona assim, nesses casos o que aconteceu foi um crime - o de estelionato ou apropriação indébita- mas é preciso primeiro confirmar quem fez o que para depois processar para conseguir o dinheiro de volta. São duas áreas distintas. A criminal e cível. A criminal precisa definir primeiro para depois vir a cível. É frustrante, eu sei, mas é o que temos no nosso sistema hoje.


Agora vamos para as dicas para você não passar sufoco.

1- Precisa de um empréstimo? pesquise valores, condições de pagamento, pergunte quanto você vai pagar no final do contrato!!


2- Seguro não é obrigatório em caso de empréstimo!! Você não precisa apresentar nenhum bem como garantia e também não precisa pagar por um seguro se não quiser.


3- Já mencionamos anteriormente, mas vou repetir, não se paga nenhum tipo de taxa, imposto, declaração de quem quer que seja para ter o seu dinheiro liberado! se disserem isso, É GOLPE!!


4- Banco central, receita federal, ministério nenhum desses órgãos cobra para liberar empréstimo, esteja você negativado ou não.


Por isso minha gente, muito cuidado com quem vocês falam, mostram os seus dados, fazem pagamentos. Tem muita gente querendo dar de esperta no mundo e é difícil recuperar o seu dinheiro tão suado.






20 visualizações1 comentário

1 Comment


Parabéns, era tudo q eu tava precisando saber. Obg.

Like
bottom of page