top of page

A diferença que uma letra errada faz!

Atualizado: 17 de ago. de 2021

Você deve estar se perguntando onde uma letra errada faz tanta diferença a ponto de se ter um artigo escrito falando disso.Nós, advogados, temos demandas profissionais em cartórios para resolver todo o tipo de pendência com relação a documentos.


Conseguir a escritura de um imóvel, a segunda via da certidão de nascimento ou uma procuração pública são alguns exemplos de situações que resolvemos. E aí é que entra o exemplo que quis trazer neste artigo. Tive uma cliente que queria tirar a segunda via do RG porque a foto do primeiro documento tinha sumido com o tempo. Aos que já fizeram esse procedimento é sabido que para conseguir a nova via é preciso apresentar ou a certidão de nascimento ou de casamento.


Ela apresentou a certidão de casamento e na hora da verificação dos dados, o responsável do setor identificou uma diferença no nome do pai dela. Na certidão o nome dele terminava com E e no RG original termina com I. Você pode pensar, mas que besteira, uma letra só, o que vai interferir? Nem é no nome dela e sim no do pai que erraram em um dos documentos.


Pois é, realmente é algo simples mas ela não conseguiu a segunda via do RG até regularizar isso. E o que foi? No caso ela já tinha casado 3 (três) vezes, mudou de nome todas as vezes até voltar para o nome de solteira depois da última separação e cada casamento foi registrado em um cartório distinto, cada um em uma cidade diferente.


Ao analisar todas as certidões que ela tinha, percebemos que o erro ocorreu no primeiro cartório quando emitiu a primeira certidão de casamento dela. A partir daí todos os outros cartórios só repetiram o erro. Já percebeu o trabalho que foi botar em ordem isso não é?


Foram várias idas e vindas aos três registros para dar entrada nos procedimentos, aguardar o prazo para a entrega do documento, verificar todas as informações para seguir para o cartório seguinte. Enquanto isso a minha cliente não conseguia se fazer identificar em lugar algum porque o único documento com foto que tinha era o RG que tinha em mãos não servia.


Considerando todos os prazos sendo cumpridos no último dia, foram quase 2 dois meses para deixar em ordem todas as 3 certidões de casamento para que enfim a minha cliente pudesse completar a verificação e conseguir a nova via do seu RG.

Perceberam o impacto de apenas uma letra errada? Se uma letra já faz um estrago, imagine um nome diferente como o nome de mãe em documento estar com o nome de casada e em outro com nome de solteira; o nome de casada que deve ser alterado em todos os documentos, inclusive no cadastro da Receita Federal.


Por isso alertamos para que haja sempre a verificação, aquele olhar atento todas as vezes que você for fazer um documento que tenha dados pessoais, seja ele RG, CNH ou passaporte. Sempre confira se os nomes foram digitados de maneira correta, assim como os números como RG e CPF. Vale a pena ficar mais alguns minutos no local para examinar o documento e corrigir na hora, sem custos, do que perder tempo depois tentando consertar o erro. Nesse caso podemos utilizar o bordão - o barato(pressa) sai caro.






20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page